Foto: Gabriel Haesbaert/
Em maio, completará 10 anos que Santa Maria tem posto com gás natural veicular (GNV), que é trazido de carreta da Região Metropolitana e vendido em um posto no início da Faixa Nova. Conhecido por ser menos poluente e ter preço mais baixo e maior rendimento que a gasolina, o combustível acaba virando opção para quem anda bastante e quer economizar. Ainda mais agora, em que a gasolina está com média de R$ 4,45 em Santa Maria, segundo pesquisa da ANP. Já o metro cúbico do gás natural está custando R$ 3,299 em Santa Maria, e rende 30% mais do que a gasolina.
Sulgás tira dúvidas para a instalação do kit de gás natural
Após conversas com mecânicos e motoristas que usam o GNV, a impressão é que muita gente não usa o gás para carros por vários motivos: o custo para instalar um kit de conversão, que varia de R$ 3 mil a R$ 5,5 mil, com as taxas de inspeção; a falta de informação; e algumas experiências má sucedidas no passado, em que os kits eram pouco confiáveis e os veículos precisavam passar por manutenções (e gastos) constantes. Isso teria feito dezenas de motoristas acabarem retirando os kits de GNV de seu veículos na cidade. Porém, muita gente ainda usa o gás - principalmente frotistas e donos de caminhonetes, para reduzir os custos.
- Existe também o preconceito e o pejorativo. Eles pensam: o cara vai demonstrar que é pobre (por ter carro a gás). Para essa gente, o problema é não deixar um vizinho ou colega ver que tu tens um carro a gás. Meu irmão é empresário em Florianópolis e tem quatro Ford Edge, e todas a gás. E só perde potência se colocar um kit de um bico. Mas se colocar um kit bom, com quatro bicos (por pistão), não tem problema. Eu tenho um 4x4 e coloco na estrada e no barro - comenta o professor de Física da UFSM Fábio de Bastos, que usa GNV há anos em um SUV e agora comprou outro, também a gás, pois diz que a economia é muito grande.
FAZENDO AS CONTAS
E para quem está cansado de gastar demais com gasolina e pensa em instalar o kit de GNV, a dúvida é quando vale a pena fazer a conversão. Um mecânico diz que compensa mesmo para quem anda a partir de 3 mil km por mês (ou 100 km por dia). Segundo o simulador do site da Sulgás, para quem percorre essa quilometragem acima, a economia por mês chega a R$ 573 (ou R$ 6,8 mil por ano). Ou seja, mesmo colocando um kit dos mais modernos e que é automático (com uma central que controla tudo, como era no Siena Tetrafuel) e custa quase R$ 5 mil, o investimento se paga em menos de um ano nesse caso - e depois a pessoa só aproveita a economia.
Para quem anda menos, pode até compensar, mas vai demorar mais tempo para ter o retorno do investimento. Porém, vale ressaltar que quem tem carro a GNV precisa fazer uma inspeção anual, feita em Santa Maria, que custa R$ 300, e a cada ano, tem de fazer a inspeção dos cilindros, que é realizada só em cidades como Canoas, Passo Fundo e Porto Alegre - o valor dessa depende do tamanho dos cilindros, mas pode ficar em R$ 1 mil.
A economia para quem usa gás veicular (simulações segundo a Sulgás)
QUEM ANDA 20 KM POR DIA
GASOLINA | GNV
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Rendimento | 10,00 km/L | 13,00 km/m³
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Preço | R$ 4,45/L | R$ 3,299/m³
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Preço p/ perc. 20 km por dia | R$ 8,90 | R$ 5,08
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Preço p/ perc. 600 km por mês | R$ 267,00 | R$ 152,26
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Economia com GNV
Percorrendo 20km por dia | R$ 3,82/dia
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Percorrendo 600km por mês | R$ 114,74/mês
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QUEM ANDA 50 KM POR DIA
GASOLINA | GNV | |
Rendimento | 10,00 km/L | 13,00 km/m³
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Preço | R$ 4,45/L | R$ 3,299/m³
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Preço p/ perc. 50 km por dia | R$ 22,25 | R$ 12,69
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Preço p/ perc. 1500 km por mês | R$ 667,50 | R$ 380,65
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Economia com GNV
Percorrendo 50 km por dia: | R$ 9,56/dia
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Percorrendo 1.500 km por mês | R$ 286,85/mês
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QUEM ANDA 100 KM POR DIA
GASOLINA | GNV | |
Rendimento | 10,00 km/L | 13,00 km/m³
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Preço | R$ 4,45/L | R$ 3,299/m³
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Preço p/ perc. 100km por dia | R$ 44,50 | R$ 25,38
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Preço p/ perc. 3000km por mês | R$ 1.335,00 | R$ 761,31
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Economia com GNV
Percorrendo 100km por dia: | R$ 19,12/dia |
Percorrendo 3.000km por mês | R$ 573,69/mês
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